Apresentações/Novidades

Hyundai i20N muda o paradigma

Os especialistas dizem que é um “gama changer”, e nós díriamos que muda o paradgima dos pequenos turismos de cariz desportivo.

Quem criou o carro de competição da Hyundai no WTCR (Taça do Mundo de Carros de Turismo) empenhou-se também para tornar este familiar coreano em algo de diferente.

Feito para entusiastas, o i30 N tem uma imagem ligeiramente retocada, e quase que passa despercebido por onde passa. É mesmo assim. O intuito é ser e não parecer. E parece que o conseguiu.

Para já este i30 N ganha prémios e preferências, com a revista britânica especializada Autocar a considerar que se trata de um modelo que estabelece novos padrões na indústria. E nós concordamos.

À parte de pequenos ‘detalhes’ com o N da grelha, as jantes exclusivas, altura ao solo mais reduzida e ponteiras de escape a condizer, este Hyundai não se distingue muito na aparência de outras versões do i30. As cinco portas também contribuem muito para esse facto.

Mesmo no interior prima a descrição, ainda que vários pormenores denunciem que não estamos perante um Hyundai qualquer, já que é sob o capot e na estrutura onde o automóvel assenta que se notam as diferenças. A começar pelo motor de dois litros turbo, que pode ter 250 cv de potência (standard) ou 275 cv (performance).

Um dos segredos para tornar a condução desportiva mais cativante é a vetorização de binário, que acontece no momento da travagem em curva. Efeito que apenas é proporcionado na opção mais ‘vitaminada’. Esta também conta com um diferencial eletrónico autoblocante (e-LSD), discos de travões de maiores dimensões e um sistema variável da válvula de escape.

Em destaque

Subir