Apresentações/Novidades

Hyundai i20 com imagem renovada

A mesma linguagem estética, mas com alguns retoques, caracterizam o novo Hyundai i20, que vem cheio de equipamento, sobretudo relacionado com a segurança ativa e conectividade.

Num rápido olhar percebemos que as linhas do modelo da marca coreana para o segmento B foram apuradas, de modo a condizer com a modernidade a bordo, onde o desenho do painel não sofreu uma transformação muito grande.

Acima de tudo a Hyundai procurou atualizar o i20 nos seus três tipos de carroçaria -cinco portas, coupé de três portas e no ‘crossover’ Active – sem o modificar completamente, deixando as principais alterações para o que não está à vista mas que se sente.

No exterior as diferenças mais visíveis são a nova grelha em cascata, a traseira atualizada e as opções de cores que permitem uma maior personalização. A porta traseira foi renovada para incluir a matrícula. O i20 está disponível com teto panorâmico e permite aos clientes escolher entre 10 cores distintas; Tomato Red, Champion Blue e Clean Slate. Para além das existentes já existentes, Passion Red, Aqua Sparkling, Cashmere Brown, Sleek Silver, Stardust, Polar White e Phantom Black.

No interior há a opção por padrões novos, Red Point e Blue Point, nas cores vermelho e azul respetivamente, estando ainda disponíveis as cores Black e Greyish Blue, sendo que o espaço a bordo ganha também com uma bagageira que agora oferece 326 litros (VDA).

A aposta da Hyundai na conectividade neste novo i20 é notória, e integra o smartphone do cindutor, sendo que para além do sistema de áudio com ecrã de 3.8 polegadas. Como opção« os ocupantes beneficiam agora de um ecrã tátil de 7 polegadas, que serve o conteúdo do smartphone, através do Apple CarPlay e Android Auto, assim como Live Services, com a possibilidade de usar o sistema de navegação do smartphone sem a necessidade de uma navegação incorporada no automóvel. A bordo também não falta um carregador USB para que os passageiros possam recarregar os seus dispositivos móveis.

Em termos de segurança, o novo i20 vem dotado do Hyundai SmartSense, que inclui funcionalidades de segurança ativa tais como o Alerta de Colisão Dianteira (FCWS), Sistema de Aviso de Saída Faixa de Rodagem (LDWS), Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) e Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA).

O Sistema Idle Stop & Go (ISG) é uma funcionalidade standard nas três versões do i20, que vai contribuir para uma maior economia de consumo, menos emissões de CO2 e maior eficiência, sendo que o consumo beneficia com isso, através do ISG, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado (por exemplo, num semáforo).

Mas há mais, como é o caso dos sistemas de Aviso de Saída Faixa de Rodagem (LDWS), Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA), Travagem Autónoma de Emergência (FCA) cidade e interurbano, Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) e Controlo Automático dos Máximos (HBA).

Outra novidade no modelo da Hyundai é a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT), bem como três motorizações a gasolina diferentes. A primeira é o bloco Kappa 1.0 T-GDI, está disponível com dois níveis de potência distintos; 100CVdisponível com a transmissão manual de cinco velocidades, 120CV com a transmissão manual de seis velocidades, e ambascom a transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades.

No Coupé e nas versões de cinco portas o i20 tem dois níveis de potência para o motor Kappa 1.2, ambos acoplados a uma transmissão manual de cinco velocidades: 75 CV ou /84 CV. Já o i20 Active conta com o motor de 1.4-litros que debita 100CV de potência, com transmissão manual de seis velocidades.Toda a gama de motorizações i20 cumpre a norma Euro 6d-temp.

Em destaque

Subir