Desporto

Hulk reanima FC Porto na Liga dos Campeões e segura Vítor Pereira

fc_porto_hulk_palmasCom golos de Hulk e Rat (na própria baliza), o FC Porto venceu o Shakhtar Donetsk, em partida da quinta ronda do grupo G da Liga dos Campeões. Este resultado permite ao campeão português manter-se na luta pelo apuramento para os oitavos de final, sem depender de terceiros. Hulk foi protagonista e Vítor Pereira superou esta prova de fogo.

O FC Porto deu um pontapé no mau momento e regressou às vitórias, numa exibição feliz e perante um adversário complicado. Apesar da má classificação, o Shakhtar Donetsk jogava em casa e este encontro da penúltima ronda da fase de grupos era a derradeira hipótese de lutar por um lugar na Liga Europa.

No onze azul e branco, destaque para as presenças de Maicon e Djalma e para as ausências de Kléber e Fucile. Vítor Pereira colocou Hulk no meio – o que parecia ser uma má opção acabou por frutificar – e manteve a aposta em Maicon, que estivera mal diante da Académica.

Num jogo intenso, os ucranianos podem queixar-se do azar, já que enviaram duas bolas ao poste e até sofreram um autogolo. No entanto, tiveram pela frente um FC Porto persistente, que quis manter viva a esperança de se manter na prova milionária.

Hulk, aos 79 minutos, desfez o teimoso empate, numa distração dos centrais do Shakhtar, bem aproveitada pelo internacional brasileiro. Antes, porém, um passe de génio de João Moutinho, que permitiu a desmarcação do avançado.

O Shakhtar Donetsk sentiu o golpe e não conseguiu reagir. Pelo contrário, a equipa de Vítor Pereira deu a estocada final, muito perto do fim, com um cruzamento-remate de Maicon a ser desviado por Rat, para a própria baliza.

O FC Porto está agora a uma distância de uma vitória na derradeira jornada, resultado que permite a qualificação para os oitavos de final. Os dragões recebem os russos do Zenit, atual segundo classificado do grupo G, com mais um ponto do que os portugueses.

O Apoel era visto como o parente pobre deste agrupamento da Liga dos Campeões, mas já está qualificado e pode mesmo terminar no primeiro lugar. O Shakhtar Donetsk despede-se das competições europeias com uma deslocação ao terreno do clube cipriota.

Veja o resumo do Shakhtar Donetsk-FC Porto

Em destaque

Subir