Mundo

Hugo Chávez remove cancro e tem “boas perspetivas de cura” (vídeo)

Hugo Chávez abre coração ao país e revela que enfrenta um cancro. O Presidente da Venezuela já foi submetido a uma intervenção cirúrgica de remoção do tumor e segue um plano de tratamentos. “Ao longo da minha vida cometi erros. Um deles foi descuidar da saúde”, afirma Chávez, em Havana (Cuba), numa declaração transmitida na estação de televisão pública.

Hugo Chávez enfrenta um processo de tratamento de um cancro, após uma operação a que foi submetido, em Cuba, para extração do tumor. Num comunicado transmitido no canal público, o líder venezuelano revelou que as “as perspetivas de cura total são boas”, mas a caminhada será longa. Chávez permanece em Havana e não há informações sobre o local onde está internado e faz tratamentos.

Mas o líder da Venezuela falou de forma pormenorizada do problema que enfrenta. “Uma estranha formação na zona pélvica, detetada no dia 11 de junho, determinou uma operação de emergência, para evitar o risco de infeção”, conta. Depois dessa operação, realizou-se um tratamento, “com evolução positiva, que trouxe uma notável melhoria”.

No entanto, e segundo palavras de Hugo Chávez, “foram aparecendo outras formações celulares”, que levaram a “uma série de exames que confirmou a existência de um tumor com a presença de células cancerígenas”. Todos estes exames foram realizados em Cuba.

Foi então necessária uma segunda intervenção, “que permitiu uma extração total do tumor”. A operação “correu bem” e foi seguida de tratamentos “tendo em vista recuperação”. Enfraquecido, em termos físicos, sem o vigor que caraterizou sempre o seu discurso, Chávez abriu o seu coração.

“Ao longo da minha vida, cometi vários erros. Um deles foi descuidar da saúde. Que erro, cometido por um revolucionário, que luta há 30 anos”, afirmou o Presidente venezuelano. “Até à vitória, sempre”, concluiu, frase que perde o ponto de exclamação, porque é dita com mais recato, sem a força que caracteriza Hugo Chávez.

Veja o discurso à nação:

https://www.youtube.com/watch?v=uBbVyddWLSU

Em destaque

Subir