Tecnologia

Huawei pode abandonar o Android e investir num SO próprio

huawei_p_8

A Huawei é, atualmente, a marca que ‘morde’ os calcanhares à Samsung, quer em termos de volume de vendas, quer na qualidade dos dispositivos que fabrica. Para se prevenir de possíveis ‘desavenças’ com a Google, a marca poderá estar a desenvolver um sistema operativo próprio.

Segundo o The Information, a Huawei, numa parceria com ex-engenheiros da Nokia, estará a desenvolver um sistema operativo para prevenir possíveis limitações no Android impostas pela Google. Este tema de marcas quererem criar o seu próprio sistema operativo não é novo. A Samsung está a fazer o mesmo, com o Tizen.

Apesar disso, esta medida é apenas de prevenção e não uma medida a ser levada a sério nu futuro próximo. Como se sabe, a criação de um novo sistema operativo implica vários fatores, e o sistema operativo por si só, mesmo que seja bom, não garante utilizadores.

Veja-se, por exemplo, o caso do Windows Phone, apesar das suas qualidades superarem os seus concorrentes em bastantes matérias, o sistema operativo não consegue cair na graça dos utilizadores. E porquê? Simplesmente porque faltam aplicações. Esse é um dos grandes entraves à criação de novos sistemas operativos. Não basta criar! É preciso que o mesmo cai na graça dos utilizadores e, principalmente, dos desenvolvedores.

Os processos para a criação de um novo sistema operativo por parte da Huawei até seriam bem simples. Eles estariam a agilizar a sua interface UI – baseado no Android – para se voltar paras um público mais ocidental.

Apesar de este projeto ter todas as possibilidades para não dar em nada – veja-se o caso do Tizen, da Samsung – a verdade é que a marca chinesa mostra que está focada no segmento dos smartphones e não quere ficar refém da Google, tendo na manga um sistema operativo próprio para prevenir futuras quezílias com a marca Mountain View

Em destaque

Subir