Nas Notícias

Huawei “em discussão” com Google para responder às interdições de Washington

A Huawei está em negociações com a Google para tentar encontrar uma solução às restrições impostas pela administração norte-americana, anunciou hoje o fundador da gigante de telecomunicações chinesa.

“A Google é uma boa empresa e altamente responsável. A Google e a Huawei estão em discussão para tentar encontrar uma resposta”, disse Ren Zhengfei aos jornalistas, num encontro com a imprensa local em Pequim.

Em causa está uma decisão da administração norte-americana, segundo a qual a Google e outras empresas norte-americanas vão deixar de fornecer componentes, produtos e serviços à Huawei.

Em resposta, o gigante norte-americano, cujo sistema Android equipa a grande maioria dos ‘smartphones’ do mundo, anunciou no domingo que teria de cortar o contacto com a Huawei.

Esta medida ia resultar na incapacidade do grupo chinês em aceder a certos serviços do Android e a aplicações como o Gmail (correio eletrónico) e o Google Maps.

No entanto, o Governo norte-americano pareceu querer acalmar a tensão com os chineses, ao suspender esta segunda-feira, por três meses, o sancionamento da Huawei.

O gigante chinês vai assim poder utilizar componentes e programas informáticos norte-americanos antes da aplicação efetiva das sanções contra o grupo fundado por Ren Zhengfei.

Em destaque

Subir