Tecnologia

Huawei desenvolve sistema operativo próprio como ‘prevenção’ ao Android

Um rumor que circulou durante a semana, por causa de uma notícia do site The Information, dava conta de um possível abandono da Huawei do sistema Android. Em causa estava o desenvolvimento de um sistema operativo próprio e o facto de a marca chinesa não querer estar tão dependente da Google.

A Huawei contratou ex-engenheiros da Nokia, com o intuito de desenvolver um sistema operativo móvel próprio. A marca não nega nisso, mas nega, claramente, que a intenção seja abandonar o sistema da Google. Foi o próprio CEO da Huawei quem o afirmou na sua conta pessoal da rede social chinesa, Weibo.

“A Huawei não tem planos de abandonar o Android, lembrando que o sistema da Google ajudou no desenvolvimento dos smartphones, beneficiando consumidores. O CEO garantiu que, enquanto o sistema da Google se mantiver aberto e mantiver suporte a outros dispositivos, a chinesa vai continuar a utilizá-lo, continuando a investir em sua interface, a Emotion UI, que inclusive será reformulada em breve, afirmou Richard Yu.”

O desenvolvimento de um sistema operativo próprio por parte da Huawei é apenas uma precaução. Relembre-se que a Google quer tornar o Android num sistema operativo mais fechado, com o intuito de poder atualizar um maior número de dispositivos sem ter de passar pelos fabricantes e operadores, à semelhança do que já acontece com o sistema da Apple, por exemplo.

No enanto, se isso é bom para os consumidores – que ficam com os equipamentos atualizados – algumas marcas parecem não gostar da ideia, como é o caso da Huawei. É por esse motivo que a fabricante chinesa está a desenvolver o seu sistema operativo. Esse é o motivo, mas nada de loucuras em abandonar o Android da noite para o dia. A Huawei é, neste momento, uma marca só ultrapassada pela Samsung. Mudar de planos radicalmente poderia ser uma grande hecatombe para as contas da marca chinesa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: AndroidHuawei

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias