Nas Notícias

Hospital de Santa Maria comemora 123.º aniversário

Hospital de Santa Maria, no Porto, celebra nesta quinta-feira, 8 de setembro, o 123.º aniversário. A Administração da unidade de saúde assinala a data com a inauguração do Pavilhão de Santo António, uma área dedicada ao internamento que foi totalmente remodelada.

No novo pavilhão há nove enfermarias com duas camas cada, dotadas de equipamento moderno e adaptado a todas as exigências de segurança e conforto. Os quartos têm camas articuladas e casas de banho adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, ar condicionado e televisão.

A remodelação desta área vem na sequência do investimento de cerca de 20 milhões de euros realizado no projeto de renovação do hospital, que transformou esta unidade numa das mais modernas e diferenciadas clínicas privadas do país.

As novas instalações – inauguradas em 2010 – integram o mais avançado bloco operatório do país — que é já uma referência a nível da Península Ibérica.

Fundado há 123 anos pela Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, o Hospital de Santa Maria é um dos mais antigos e mais prestigiados do país, tendo sido o primeiro hospital nacional a ser certificado de acordo com a norma ISO 9001.

O Hospital de Santa Maria foi uma unidade de saúde pioneira na assistência aos sinistrados, desde a sua fundação e até à criação da rede de hospitais públicos no Porto.

Foi também pioneiro na área da medicina desportiva e, atualmente, a ortopedia e traumatologia continuam a ser valências importantes.

Nas especialidades, destaque também para as áreas da cirurgia geral, cirurgia plástica, medicina interna e familiar, cardiologia, urologia, ginecologia, neurocirurgia, oftalmologia e otorrinolaringologia, entre outras.

Sobre o Hospital de Santa Maria – Porto

Propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, o Santa Maria é uma unidade de saúde centenária localizada na Rua de Camões, no centro da cidade.

Além do inovador bloco operatório, possui duas unidades de recobro (ambulatório e convencional) e uma unidade de cuidados intermédios.

Esta moderna unidade presta consultas nas mais diversas especialidades médicas, possuindo também meios complementares e terapêuticos na área da Imagiologia e exames específicos.

Disponibiliza um serviço médico de atendimento permanente, a funcionar 24h00 por dia, e um serviço de atendimento pediátrico de urgência, que funciona diariamente entre as 9h00 e as 24h00.

Em destaque

Subir