Nas Notícias

Hospitais do Norte unidos para criar central de compra de medicamentos

hospital2Os hospitais do Norte vão juntar-se numa central de compras, de forma a ganhar escala e terem melhores condições para racionalizar os gastos com medicamentos. Ao todo, são 19 as unidades clínicas da região que vão definir uma só voz para dialogar com a indústria farmacêutica, fomentando a competitividade entre laboratórios e encontrando as soluções financeiramente mais apetecíveis.

Por enquanto, os responsáveis pelos 19 hospitais públicos do Norte estão a definir um conjunto resumido de medicamentos para os tratamentos de cardiologia, oncologia, ortopedia e sida. Estas são as áreas clínicas onde a despesa hospitalar costuma ser maior, pelo que foram as escolhidas para ensaiar o modelo da central de compras.

O objetivo é encurtar as hipóteses ao máximo para negociar diretamente com os fornecedores de medicamentos, de forma a optar pelos preços e condições de entrega mais competitivos. O fornecedor escolhido para cada patologia ficará a abastecer todos os hospitais públicos da região Norte.

Em destaque

Subir