Nas Notícias

Hospitais de Lisboa e Vale do Tejo com orientação para suspender atividade não urgente

O Ministério da Saúde enviou orientações aos hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) no sentido de suspenderem a atividade não urgente.

Em causa está a necessidade destes hospitais ativarem os planos de contingência face à covid-19, devido ao agravamento da situação epidemiológica.

“Considerou-se necessário que os hospitais da região escalassem os seus planos de contingência para dar resposta a necessidades de internamento decorrentes de uma procura potencialmente crescente”, defendeu a tutela, num comunicado enviado à agência Lusa.

A decisão foi tomada depois da reunião da  Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19 (CARNMI) para “análise da situação epidemiológica regional e da ocupação de camas na Região de LVT”.

“O que se pretende é assegurar que, sendo necessário, existe aumento da capacidade de resposta ao doente crítico”, complementou o Ministério da Saúde.

“A orientação sobre atividade a cancelar é, como tem sido sempre, para situações de atividade assistencial programada (não urgente) que, pela sua natureza ou prioridade clínica, não implique risco de vida para os utentes, limitação do seu prognóstico e/ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância”, precisou ainda a tutela.

Hoje, dos 10 027 novos casos de covid-19 notificados nas últimas 24 horas, 3333 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Em destaque

Subir