Mundo

Hora do Planeta assinala-se com apagões em Portugal e no mundo

hora_do_planetaMais de 80 localidades portuguesas vão aderir, hoje, à Hora do Planeta. Tal como noutros locais no Mundo, em Portugal as luzes vão-se apagar como forma de chamar a atenção para a defesa do ambiente. Este ano também a Estação Espacial Internacional uniu-se à causa.

Quando forem 20h30 cerca de 80 localidades espalhadas pelo país vão associar-se à hora do Planeta, que hoje se assinala um pouco por todo o mundo. Vários monumentos portugueses, como o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril ou o Museu da Eletricidade, entre outros, assinalam o dia.

Esta é uma forma positiva de chamar a atenção para a defesa do ambiente em todo o mundo. “São 83 municípios que vão aderir à Hora do Planeta, das quais se destacam Ponta Delgada e Funchal, ou Lisboa, Faro e Coimbra”, referiu Angela Morgado, da organização World Wildlife Fund (WWF) em Portugal.

O apagão não é a única forma de defender o ambiente. A campanha ‘Eu faço se tu fizeres’ é outra ‘reivindicação’ de ajudar o planeta contra as alterações climáticas, no sentido de “inspirar as pessoas a mudarem os seus comportamentos no dia-a-dia”, defendeu Angelo Morgado.

Recorde-se que esta iniciativa (A Hora do Planeta) começou em Sidney, na Austrália, em 2007, e tem tido cada vez mais adesão, sendo que em quase todos os países (135 no ano passado e 147 este ano)muitas localidades aderem a este tipo de ações ambientais.

Em destaque

Subir