Nas Notícias

Hora do chá: Huffington Post lista nove vantagens da bebida

beber cha Beber chá faz bem. Há pelo menos nove vantagens, listadas para Huffington Post, para uma prática que os orientais elevaram a um ritual quase sagrado e que os britânicos não dispensam, depois de ‘ensinados’ por uma nobre portuguesa.

Na cultura oriental, não se bebe chá. Consumir este líquido vai muito para além disso, é um verdadeiro cerimonial, um ritual que exige um método cumprido religiosamente.

Onde também se bebe muito chá é no Reino Unido. Tornou-se uma tradição depois da infanta Catarina de Bragança, a portuguesa que em 1662 casou com o Rei de Inglaterra Carlos II, habituar a nobreza britânica a beber chá ao lanche.

Não faltam motivos para que os orientais e os britânicos sejam ávidos consumidores desta bebida. Sabe bem e faz bem, em resumo.

Ainda assim, o conhecido site Huffington Post listou nove razões para que as pessoas bebam chá com regularidade.

Começa logo pela simplicidade: basta ferver água para preparar o chá, esteja este em folhas secas ou num pacote.

Num dos países mais populosos do mundo, a China, o chá é considerado um bem essencial.

No caso do chá verde, faz bem aos ossos, diminuindo o risco de osteoporose, e no caso do chá preto (sem açúcar) combate o mau hálito, uma vez que possui um componente químico que ajuda a reduzir a formação das bactérias que produzem o mau hálito.

Já o chá de urtiga é bom para prevenir as alergias sazonais, em especial durante as mudanças de estação ou quando existe mais pólen no ar.

Muitas das variedades ajudam o organismo a relaxar: algumas são até apontadas como indutores do sono.

É uma bebida que muitas personalidades não dispensam, como o Presidente dos EUA, Barack Obama, e que por si só serve como motivo para o convívio social: convide os seus amigos para um ‘chá das cinco’.

Por fim, talvez o motivo mais importante: o chá hidrata tanto o organismo como a água, com a vantagem de o ‘limpar’ por dentro.

“A água serve para substituir fluidos”, explicou a nutricionista Carrie Ruxton, citada pela BBC: “O chá faz o mesmo e, para além disso, contém uma série de antioxidantes que fazem bem ao organismo”.

Em destaque

Subir