Desporto

Hora da Champions muda e a UEFA confirma muitas novidades

A UEFA anunciou, nesta terça-feira, um conjunto de alterações que vai implementar nas suas competições (Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia), a partir da próxima temporada, nomeadamente a introdução de uma quarta substituição, que poderá ser feita apenas nos prolongamentos de jogos a eliminar.

Mas as novidades divulgadas oficialmente pelo organismo que gere o futebol europeu não se ficam por aí.

Da época 2018/2019 em diante, os clubes podem inscrever três jogadores sem restrições depois da fase de grupos de Liga dos Campeões e Liga Europa.

Nas finais das provas, à imagem da fase final do Europeu de seleções, a UEFA permitirá que a folha de eleitos passe a ter 23 escolhidos, em vez dos atuais 18.

Novos horários na Champions

As novidades passam também por novos horários e poderá esquecer as emblemáticas 19h45 nos jogos da Champions.

As partidas passam a arrancar às 21h00 (CET), menos uma hora em Portugal continental.

Mas há mais, já que às terças e quartas-feiras de jogos da fase de grupos da Champions, dois jogos (em cada dia) passam para as 18h55 (CET), ou seja, 17h55 em Portugal continental.

Liga Europa com novidades

Também a Liga Europa tem novidades no que respeita aos horários

A partir da fase de grupos até aos oitavos de final, os jogos arrancarão às 17h55 ou 20h00 (horas de Portugal continental).

Daí em diante (dos quartos de final até à final), as partidas começam às 20h00 portuguesas.

Símbolo de campeão nas camisolas

A partir da próxima temporada, tal como já acontece com os clubes vencedores da Champions (e/ou da antiga Taça dos Campeões Europeus), a UEFA permitirá que um clube que vença três vezes consecutivas a Liga Europa ou tenha cinco triunfos finais da prova (podem juntar a antiga Taça UEFA) podem mostrar um símbolo nas camisolas.

Apenas o Sevilha está nesta situação e poderá apresentar este símbolo na próxima época.

Em destaque

Subir