Economia

“É uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”, diz Mário Centeno

“É uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”. No primeiro discurso após a eleição para suceder a Jeroen Dijsselbloem, feito em inglês, Mário Centeno elogiou “a qualidade dos colegas” e lembrou que há muito “trabalho a fazer nos próximos anos”.

Foram as primeiras palavras do ministro português depois da eleição para liderar o conselho dos 19 ministros das Finanças dos países da zona euro.

“É uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo. E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, afirmou Mário Centeno.

“Serei apenas presidente do Eurogrupo”, acrescentou: “A função principal caberá a todos os estados-membros”.

Ao lado do ministro português, neste discurso da vitória, estavam Jeroen Dijsselbloem, até 13 de janeiro o presidente do Eurogrupo, Pierre Moscovici (comissário europeu dos Assuntos Económicos) e Klaus Regling (diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade).

“Poderás contar com o meu forte apoio e também com o da Comissão”, prometeu Moscovici, enquanto Dijsselbloem destacou “o apoio unânime do Eurogrupo” ao sucessor, aleito de entre “quatro candidatos excelentes”.

Em destaque

Subir