Apresentações/Novidades

Honda lança um CR-V mais ‘ecológico’

A Honda vai lançar uma versão ‘ecológica’ do seu SUV CR-V. Um híbrido que vai substituir as atuais propostas a diesel.

Este modelo – que vai começar a ser produzido no próximo mês de outubro – vai no mesmo sentido de outros construtores japoneses que seguem opções que visam ser uma alternativa de futuro aos atuais modelos movidos a hidrocarbonetos.

No novo CR-V Hybrid a Honda introduz a tecnologia Intelligent Multi-Mode Drive (i-MMD), que inclui dois motores elétricos, um motor a gasolina Atkinson e uma transmissão direta de nova geração, com níveis de eficiência elevados. A transmissão não é convencional e tem uma única relação de caixa fixa, que cria uma conexão direta entre componentes móveis, resultando daí uma transferência de binário mais suave.

Se o iVTEC 2.0 litros é sobejamente conhecido, o mesmo não se pode dizer do potente motor elétrico que é adotado por este novo SUV híbrido, servido por uma bateria de iões de lítio. A sua potência máxima é de 135 kW (184 cv).

Na maioria das situações da condução em cidade o CR-V Hybrid faz a transição entre o modo híbrido e elétrico automaticamente, de modo a ter uma eficiência máxima. No modo híbrido o excesso de potência do motor a gasolina também pode ser desviado para recarregar a bateria através do motor/gerador. O modo de condução a gasolina mantém-se como o mais eficiente para viagens longas a alta velocidade.

Em andamento moderado este SUV ‘ecológico’ da Honda funciona em modo elétrico em mais de metade do tempo, enquanto que subindo a velocidade esse modo de funcionamento dura aproximadamente o terço do tempo. O sotfware de controlo do sistema i-MMD decide constantemente quando alterar os vários modos de funcionamento por forma a maximizar a eficiência, dependendo da situação e do ambiente, sem que o condutor seja solicitado a fazer essa opção.

Em destaque

Subir