Tecnologia

Honda cria sistema para acabar com os engarrafamentos no trânsito

honda_1Numa altura que se discute cada vez mais o exagerado número de veículos que circulam pelas cidades todos os dias, marca japonesa prepara sistema que não promete acabar, mas pelo menos ajudar no trânsito.

O sistema é inovador e está a ser desenvolvido em parceria com uma Universidade de Tóquio. O objetivo parte da Honda, que pretende sobretudo ajudar naqueles momentos de ‘para-arranca’.

Com a utilização de um conjunto de radares e sensores, este sistema deteta a localização do veículo da frente e do de trás, considerando depois as variações no acelerador e travão do carro. Após cálculos efetuados, fornece ao condutor sugestões para que este aumente ou diminua a velocidade. Dessa forma, impede que existam congestionamentos no trânsito, com particular interesse obviamente nos casos onde há fila.

Os resultados dos testes já efetuados pela Honda surpreendem. Um relatório preliminar revela uma poupança de combustível na ordem dos oito por cento, mas há mais. Segundo o mesmo relatório, nos testes feitos a velocidade média dos carros aumentou mais de 20 por cento. Em maio e julho, a marca japonesa vai para as estradas italianas testar o sistema em cenário real.

Segundo alguns especialistas em questões de tráfego, os engarrafamentos não acontecem devido à presença em certo local de um grande número de veículos, a razão é outra. Os analistas falam num termo que é conhecido por ‘onda reversa’, que consiste, pegando no exemplo de uma fila de trânsito, no facto de um dos carros viajar a uma velocidade diferente de todos os outros.

A Honda avança para já com os testes mas compromete-se a evoluir o sistema. Um dos objetivos no futuro é permitir que os veículos se liguem à Internet, partilhando assim informações com os carros ao seu redor.

Veja a imagem em baixo para perceber melhor este sistema inovador da Honda:
honda_system_1

Em destaque

Subir