Tecnologia

Homossexual das cavernas descoberto por arqueólogos checos

Equipa de arqueólogos checa descobre esqueleto de um homem, mas com a cabeça virada a oeste, deitado sobre o lado esquerdo, sem armas e com vasos ovais ao lado. Segundo costumes da época (Idade do Bronze), estes factos indicam que o homem era homossexual ou travesti.

A descoberta – numa escavação perto de Praga – mereceu honras de publicação na prestigiada revista Time. Os arqueólogos julgam que estão perante um homossexual que viveu entre os anos 2900 e 2500 antes de Cristo.

A confirmar-se esta teoria, com fortes argumentos a suportá-la, estaremos perante o primeiro homossexual da História. A líder da equipa de arqueólogos que chegou a estas conclusões não acredita que tenha havido um equívoco no funeral do homem, enterrado segundo as tradições reservadas a uma mulher.

“Nesse período, as pessoas levavam os funerais muitíssimo a sério. A História e a etnologia dizem-nos que não é crível que, numa cerimónia como esta, tenha havido algum equívoco”, realça Kamila Vesinova.

As conclusões não podem, no entanto, ser definitivas. Os investigadores acreditam que estão perante um homossexual, um travesti ou um homem que era visto na sociedade com as características de uma mulher.

Em destaque

Subir