Cultura

Homens do lixo criam biblioteca com livros deitados fora

Em Ancara, na capital da Turquia, os homens do lixo abriram uma biblioteca com os livros que iam encontrando, deitados fora pelas pessoas. Inicialmente a ideia seria trocarem-nos entre si, mas acabou por se tornar numa biblioteca pública.

Ao longo de vários meses, os homens encarregues de apanhar o lixo na capital turca foram recolhendo livros que eram deitados fora, de forma a criarem uma biblioteca.

Inicialmente, a ideia era a criação de uma ‘biblioteca pessoal’, em que os funcionários conseguissem partilhar livros entre si e entre as suas famílias.

O projeto começou então a merecer a atenção de várias pessoas – que repararam no seu crescimento natural – chegando, inclusive, a entregarem os livros diretamente aos funcionários da câmara, para facilitar trabalho.

“Começamos  a discutir a ideia de criar uma biblioteca pública com esses livros. Quando recebemos o apoio de toda a gente, o projeto aconteceu”, explica Alper Tasdelen, autarca da cidade de Cankaya.

A autarquia acompanhou o plano e, dando forma à ideia, transformou uma antiga fábrica de tijolos numa biblioteca de livros que tinham sido deitados fora.

“Antes queria ter uma biblioteca em casa. Agora tenho uma biblioteca aqui” explicou Serhat Baytemur, um dos homens responsáveis pela iniciativa.

Atualmente, explica a CNN, a biblioteca, que abriu em setembro do ano passado, conta com mais de 6000 exemplares, divididos entre os mais variados géneros literários, desde livros infantis até manuais de francês e inglês, nomeadamente para turistas.

 A diversidade da biblioteca tem merecido destaque naquele país, com “vários professores de toda a Turquia a requisitarem livros”, confirmou ainda a autarca.

Em destaque

Subir