Ciência

A homenagem a Inge Lehmann em doodle (com vídeo)

A dinamarquesa Inge Lehmann, geodesista e sismologista, é lembrada com um google doodle, nesta quarta-feira, 13 de maio, em que se assinala o 127.º aniversário. Nascida em Østerbro, na Dinamarca, Lehmann descobriu a consistência do núcleo da Terra e com um estudo sísmico, desmentiu as teorias vigentes, concluindo que o centro do Planeta Azul não era formado por material fundido. Um google doodle recorda a dinamarquesa e assinala o avanço científico que o seu trabalho constitui.

Nascida em Østerbro, Copenhaga, no dia 13 de maio de 1888, Inge Lehmann desde cedo se interessou pela ciência, por influência do seu pai, Alfred Georg Ludvik Lehmann, que se destacou mais na área da psicologia.

Inge Lehmann começou o seu percurso profissional como assistente do geodésico Niels Erik Nørlund, que lhe entregou a missão de criar observatórios sismológicos na Dinamarca e Groenlândia.

Nascia aqui a sua paixão pela sismologia. Em 1928, concluiu a formação em geodésia e passa a exercer funções no Estado dinamarquês, como chefe do departamento de sismologia Instituto Geodésico da Dinamarca.

Lehmann descobriu a consistência do núcleo da Terra e com um estudo sísmico, desmentiu as teorias vigentes, concluindo que o centro do Planeta Azul não era formado por material fundido.

Segundo a sua teoria, havia um núcleo interior, com propriedades físicas diferentes do núcleo externo. Apesar de ousar colocar em causa as teorias da época, Inge Lehmann conseguiu reunir consenso de grandes sismologistas de então, como Beno Gutenberg, Charles Richter e Harold Jeffreys, que aceitaram estas conclusões.

Inge Lehmann foi a primeira cientista a interpretar a chegada das ondas ‘P’ do centro da Terra. E em 1936 publicou o trabalho científico que a tornaria célebre, anos mais tarde, na história da geofísica.

Os estudos da geodesista e sismologista sugeriam a existência de uma descontinuidade na estrutura sísmica da Terra, até então desconhecida.

A ‘Descontinuidade de Wiechert/Lehmann’, como ficou conhecida correspondia a uma divisão do núcleo terrestre em duas partes: uma interna e outra externa.

As suas investigações ficaram prejudicadas com o espoletar da II Guerra Mundial, conflito que obriga Inge a suspender o seu trabalho, em virtude da ocupação da Dinamarca, por parte das tropas alemãs. Os contactos que mantinha com grandes cientistas de então foram perdidos.

Depois de 1953, Inge Lehmann deixou para os EUA, onde trabalhou com Maurice Ewing e Frank Press, avançando nos estudos sobre a crosta terrestre.

A dinamarquesa também aprofundou as suas próprias pesquisas sobre a constituição interna do Planeta. A importância dos seus trabalhos levou-a ao reconhecimento.

Passou a ser olhada como uma autoridade na área sismológica, o que a conduziu a presidente da European Seismological Federation e da Danish Geophysical Society, bem como a vice-presidente da International Association of Seismology and Physics of the Earth’s Interior.

Ao longo da sua vida, Inge Lehmann foi galardoada com diversos prémios, como reconhecimento pelas suas descobertas. Um asteroide passou a ser chamado de ‘5632 Ingelehmann’, em homenagem à dinamarquesa.

Em 1997, a American Geophysical Union homenageia-a pelas “notáveis contribuições feitas para a compreensão da estrutura, composição e dinâmica do manto e o núcleo terrestres”.

Hoje, dia 13 de maio de 2015, a Google presta mais uma homenagem, com um doodle que assinala o 127.º aniversário e permite conhecer melhor os avanços de Inge Lehmann nas áreas da geodásia e sismologia. Veja esse doodle.

Em destaque

Subir