Nas Notícias

“Homenageamos Mário Soares continuando combate por um Portugal melhor”, diz António Costa

O primeiro ministro, António Costa, considerou este domingo que a homenagem mais justa a Mário Soares é continuar o seu combate por um Portugal melhor, afirmando que isso é cumprido diariamente, honrando as suas lutas.

A discursar numa cerimónia de tributo ao antigo chefe de Estado, na capela do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, António Costa recordou um “homem exemplar”, que “aliou o idealismo ao realismo” e que “construiu a história, e por isso a história guardará o seu nome, a sua obra e o seu exemplo”.

No dia que assinada um ano após a morte de Mário Soares, o primeiro-ministro afirmou, num discurso que durou perto de cinco minutos, que a “homenagem mais justa” é a de “continuarmos o seu combate”.

“A nossa mais justa homenagem a Mário Soares é continuarmos o seu combate por um Portugal melhor. Cumprimos diariamente esse desígnio honrando as suas lutas. Sempre que lutamos por um Portugal mais desenvolvido e mais justo, homenageamos Mário Soares”, afirmou.

A cerimónia, que contou com a família de Mário Soares, o Presidente da República e o Presidente da Assembleia da República, António Costa acrescentou que homenageamos o antigo chefe do Estado “sempre que promovemos a liberdade e a cultura” e “sempre que nos batemos por uma Europa mais solidária”.

“Sempre que lutamos por um mundo de paz e de progresso, homenageamos Mário Soares. E o nosso dever é todos os dias homenagearmos Mário Soares. Republicano, laico e socialista, assim se disse e assim se quis. E podemos acrescentar: humanista, universalista, português, europeu e cidadão do mundo”, terminou.

Em destaque

Subir