Insólito

Homem tosse e sai-lhe parte do pulmão

Um homem com problemas cardíacos, de 36 anos, morreu num hospital de São Francisco, na Califórnia, nos EUA, pouco tempo depois de lhe sair um pedaço de um pulmão após uma tosse violenta. A comunidade médica está surpreendida mas as causas da morte apontam para problemas cardíacos.

Relatado pelos cirurgiões no ‘The New England Journal of Medicine’, o caso é descrito como um episódio de urgência que acabou por assumir contornos pouco normais.

O doente deu entrada na unidade hospitalar com tosse e problemas cardíacos, que fizeram com que ficasse internado nos cuidados intensivos.

A dada altura, após um ataque de tosse violento, o homem acabou por tossir tanto que lhe saiu parte de um pulmão.

Trata-se da ramificação da árvore brônquica direita do pulmão, que acabou por sair.

O doente foi logo tratado e, de acordo com os médicos, acabou por recuperar dessa situação, mas não dos problemas cardíacos, dos quais acabou por ser vítima e falecer.

Gavitt Woodard, médico de cirurgia geral do Hospital de São Francisco da Universidade da Califórnia, relatou ao jornal Daily Mail que a parte do pulmão que foi parar ao exterior é “flexível” para passar pela garganta, se se soltar do local onde habitualmente está.

Apesar de rara, esta situação não é única, uma vez que, por exemplo, em 2012, de acordo com o ‘The New England Journal of Medicine’, uma mulher britânica, com 40 anos, tossiu com tanta força que fez uma hérnia no pulmão.

Na altura, uma zona do tecido pulmonar conseguiu ‘escapar’ entre as costelas.

Mais partilhadas da semana

Subir