Nas Notícias

Homem que ‘é macho’ abusa dos picantes, mostra estudo sobre testosterona

pimenta Os homens com mais testosterona têm maior propensão a comer pratos picantes. De acordo com um estudo realizado em França, quanto mais alto é o nível desta hormona, mais propensa é a pessoa a assumir riscos financeiros, comportamentais e… sexuais.

Um estudo realizado em França comprovou que os homens com mais testosterona gostam de ‘apimentar’ o que fazem.

De acordo com os resultados do ensaio, publicados na versão online da revista Physiology and Behavior, quanto maior é a concentração desta hormona, mais propenso está o homem para comer pratos picantes.

Mas a relação não se resume à gastronomia: a testosterona leva os homens a correrem mais riscos, sejam financeiros ou comportamentais, sejam… sexuais.

O estudo baseou-se nas preferências de 114 voluntários, com idades entre os 18 e os 44 anos, que vivem em Grenoble, na França.

Os participantes tinhm de temperar um puré de batata com sal e com um molho de pimenta. Se quanto ao sal não houve qualquer relação, os resultados referentes à pimenta foram conclusivos.

De acordo com os investigadores, quanto mais altos eram os níveis de testosterona dos voluntários, mais ‘abusavam’ da pimenta que adicionavam ao puré.

“Estes resultados corroboram outros estudos, que demonstram a relação entre a tomada de riscos financeiros, sexuais e comportamentais e a testosterona. Nesse caso, a relação aplica-se à tomada de riscos gustativos”, salientou explicou Laurent Bègue, professor de psicologia social da Universidade Pierre-Mendès-France, em Grenoble, e um dos autores da pesquisa.

Os cientistas consideraram ainda que a testosterona determina como os homens se relacionam com “grupos sociais mais estimulantes e, consequentemente”, ficam mais propenses “a assumir mais riscos em domínios diferentes”.

“Também é possível que o consumo regular de alimentos picantes contribua para aumentar o nível de testosterona, embora até agora isso só tenha sido demonstrado em roedores”, complementou o investigador.

Em destaque

Subir