Tecnologia

Homem pode voltar às grutas, agora em missões lunares

luaAs grutas lunares estão a ser estudadas como um possível abrigo para os humanos das missões tripuladas. Nos mapas feitos pela NASA há pelo menos 200 grutas referenciadas. Será mais fácil aproveitar as cavernas do satélite do que construir na Lua?

Será um regresso ao passado: a Humanidade pode voltar a encontrar abrigo nas grutas.

Na Lua, existem pelo menos 200 cavernas com tamanhos suficientes para servirem de apoio a estruturas de suporte de vida. Ou, pelo menos, assim pensa a NASA…

A agência espacial norte-americana quer aproveitar o relevo natural do satélite da Terra para, nas próximas missões tripuladas, os astronautas poderem criar um centro de operações.

Criando uma estrutura dentro de uma gruta, os exploradores ficarão melhor salvaguardados das radiações, das variações de temperatura e até de eventuais objectos celestes, como pequenos meteoritos.

A NASA já referenciou menos 200 grutas, com comprimentos que variam entre os cinco e os 900 metros, mas os impactos de meteoritos devem ter criado muitas mais, segundo os astrónomos.

Há ainda a teoria de que as correntes de lava subterrâneas terão formado um complexo sistema de túneis, que podem ligar várias das grutas já referenciadas.

O reconhecimento tem sido feito pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que apenas terá capacidade para identificar 40 por cento da superfície lunar, dada a falta de luz para processar o algoritmo de imagens no resto do satélite.

Para que o regresso da Humanidade às grutas seja uma realidade, será preciso enviar primeiro um veículo robotizado para explorar com maior detalhe as condições do terreno, alertam os cientistas da NASA. 

Em destaque

Subir