Mundo

Homem doente encontra dadora de rim através do Facebook

damon_brown_1Norte-americano de 38 anos criou uma página no Facebook para tentar encontrar finalmente um dador compatível. Uma mulher que não conhece de lado nenhum propôs-se a ajudar.

Aqui está um bom exemplo das maravilhas que as redes sociais podem fazer hoje em dia, mesmo em casos de vida ou de morte.

A história começa com Damon Brown, um norte-americano de Seattle, que necessitava urgentemente de um transplante de rim. As consultas de diálise eram diárias, familiares e amigos próximos não podiam ajudar muito mais. Após muito tempo na lista de espera para o transplante, a família de Damon decidiu procurar uma ajuda ‘divina’ nas redes sociais. Criaram a página Damon Kidney, entretanto já removida, e começaram à procura de algum coração bondoso para a doação do rim.

As mensagens eram de incentivo e força, mas ajudas práticas não chegaram, até ao dia que Damon viu uma mulher, Jacqueline Ryall, com 45 anos, entrar na sua vida de forma real, não virtual. A mensagem “Tem 1 novo pedido de amizade”, é como se tivesse sido substituída por “Tem 1 nova dadora de rim”.

Após alguns exames, Jacqueline foi considerada compatível e a operação está já marcada para esta semana.

Para a mulher, que nem era próxima da família, tudo parte da vontade que tem em ajudar. A norte-americana diz que não gostaria de ver os filhos de Damon, um de três anos e outro de cinco, ficarem sem pai.

Quanto ao futuro, Jacqueline afirma que se informou sobre os possíveis problemas que poderá vir a ter, mas que não tem qualquer receio. “Estou a fazer o que está certo”, diz.

Em destaque

Subir