Mundo

Homem condenado injustamente libertado ao fim de 23 anos

Lamonte McIntyre, um homem de 41 anos condenado injustamente por duplo homicídio, foi esta sexta-feira libertado de uma prisão do Kansas, nos Estados Unidos, depois de cumprir pena durante 23 anos. “Que bonito tudo isto cá fora”, expressou Lamonte quando abandonou o estabelecimento prisional.

Lamonte tinha sido condenada a duas penas de prisão perpétua quando tinha apenas 17 anos, numa sentença baseada em relatos de testemunhas que alegadamente teriam presenciado os crimes.

A defesa do homem de 43 anos levantou entretanto uma moção que fez com que o caso fosse reaberto, alegando que nunca existiu nenhuma ligação concreta entre Lamonte e o tiroteio, e que a investigação foi realizada de forma “apressada e superficial”.

Após algumas audiências a decisão judicial é a de que Lamonte McIntyre não é culpado pelos crimes que foi condenado. A arma do crime nunca foi encontrada.

De acordo com o jornal Kansas City, uma das testemunhas do processo confessou ter mentido ao acusar Lamonte, alegando ter sido pressionada para tal.

O caso remonta a 15 de abril de 1994, quando Doniel Quinn e Donald Ewing foram abatidos num bairro de Kansas, sendo que o verdadeiro autor dos crimes nunca foi apanhado.

Em destaque

Subir