Mundo

Homem com 100 anos termina maratona em Toronto (vídeo)

fauja-singhHomem com 100 anos de idade completou a maratona de Toronto (Canadá) e tornou-se no mais idoso de sempre a cortar a meta daquela prova. Fauja Singh percorreu os 42 quilómetros e 195 metros, pela oitava vez desde que se iniciou nestas aventuras: com 89 anos de vida…

É uma história impressionante de resistência, protagonizada por Fauja Singh, chamado de ‘Tornado de Turbante’, autor da proeza de chegar ao fim de mais uma maratona… Desta vez fê-lo no Canadá e o seu objetivo era terminar a maratona. Conseguiu-o.

Fauja Singh superou, assim, o grego Dimitrion Yordanidis no Livro dos Recordes do Guinness. Yordanidis era o idoso mais velho de sempre a chegar ao fim da prova, em 1976, com 98 anos, feito conseguido em Atenas.

O primeiro classificado da prova teve de aguardar cerca de seis horas até que o idoso Fauja Singh chegasse. Mas o que são seis horas na vida de um centenário? Singh impressionou organização e adeptos, que o coroaram como o grande vencedor.

Este feito que acaba de rubricar junta-se a uma série de outros. Fauja Singh, um indiano nascido em 1911, começou a correr a maratona quando uma tragédia se abateu sobre a sua vida: a morte do seu filho e da sua mulher, contava, então 89 anos.

Desde então, já cortou a meta de oito maratonas, mas esta tem a particularidade de acarretar um recorde e ser conseguida, pela primeira vez, com três dígitos na sua idade. Correr esta longa prova como centenário e chegar ao fim dos 42 quilómetros e 195 metros era o seu sonho.

O ‘Tornado de Turbante’ – que tem mais 62 anos do que o vencedor: Kenneth Mungara, um queniano de 38 anos – já era desde 2003 o idoso com mais de 90 anos a concluir a prova (alcançou-o feito em 2003, então com 92 anos). Agora eleva a fasquia do seu feito.

E promete não ficar por aqui. Em breve, regressará às maratonas. “Continuarei a correr, enquanto esta atividade me mantiver vivo”, assegurou, citado no site oficial da maratona.

Fauja Singh revela o segredo da longevidade e capacidade física: alimentação saudável, vegetariana, com muito caril, muito chá, e abstinência de álcool e de tabaco. Estes cuidados, aliados a uma força de vontade inexcedível, serão o segredo do seu sucesso… Veja as imagens:

Em destaque

Subir