Ciência

Homem cego há 40 anos recebe um olho biónico

olho bionico

Uma infeção tornou John Jameson cego, há 40 anos. Mas este texano poderá voltar a ver, graças a uma operação inédita. O National Eye Institute dos EUA implementou no homem o Argus II, um olho biónico. Será que John Jameson vai voltar a ver?

A aprovação da FDA, um dos reguladores de saúde dos EUA (equivalente ao nosso Infarmed), fez concentrar a atenção do mundo científico numa experiência inédita: pela primeira vez, um cego vai receber um olho biónico, o Argus II.

É a etapa seguinte de um processo que começou em 2014, quando foi implementado o primeiro Argus II – à data, era ‘apenas’ uma retina artificial, composta por elétrodos que transmitiam o sinal codificado da imagem visualizada.

A experiência está ‘a decorrer’ em John Jameson, um texano que perdeu a visão, há 40 anos, devido a uma infeção.

“Quando se é criança, acordar na manhã de Natal e descer as escadas para ver a árvore, os presentes e tudo o mais… A alegria que se tem nesse momento é a que eu sinto agora todas as manhãs, porque sempre que acordo consigo ver um pouco mais”, revelou o paciente.

A reação de John Jameson ao olho biónico está a ser seguida atentamente pela comunidade científica. O homem salientou que ainda sofre de visão dupla, mas que a situação tem vindo a evoluir à medida que se o cérebro se ajusta ao novo órgão.

https://www.youtube.com/watch?v=y5CETkAjU5c

Em destaque

Subir