Mundo

Hollande terá voto do centrista Bayrou

sarkozy_hollandFrançois Bayrou, lider do partido centrista (MoDem) confirmou publicamente esta quinta-feira que o seu voto irá para François Hollande. Com este importante apoio, o candidato socialista tem mais uma razão para sorrir, depois das sondagens confirmarem que Hollande continua à frente, mesmo depois do último debate duro com Sarkozy.

Apesar de o lider centrista revelar o seu apoio a Hollande, não deixou de sublinhar que não irá incentivar os 9% de eleitores que votaram no seu partido na primeira volta. Mas também frisou que não votará “em branco”, em contraste com Marine Le Pen, que prometeu não escolher nenhum dos dois candidatos à segunda volta.

Esta atitude de François Bayrou não deixa de ser surpreendente, isto porque o lider centrista tem vindo a fazer várias criticas ao candidato socialista, tendo inclusivé apelidado de ser uma “catástrofe” o programa económico de Hollande.

Esta decisão foi justificada pelo facto de Sarkozy, segundo Bayrou, ter enveredado por uma campanha “violenta” para captar o voto da extrema-direita, “eleitores em que não reconhecemos os nossos valores e pelos quais as nossas crenças mais profundas e valiosas são duramente combatidas”, atira.

Mas também há quem aponte que esta preferência por Hollande se deve, por um lado, ao facto de Bayrou ter uma inimizade pessoal com Sarkozy e por outro lado, estar a preparar terreno desde cedo para ficar ao lado de Hollande caso este vença.

A segunda volta das eleições presidenciais está marcada para domingo e segundo as últimas sondagens, depois de um debate aceso protagonizado pelos dois candidatos, na passada quarta-feira, Hollande permanece à frente de Sarkozy.

 

Em destaque

Subir