Nas Notícias

Holanda de luto para receber primeiros corpos das vítimas do MH17

corpos do mh17 A Holanda esteve, hoje, de luto pelas vítimas mortais do MH17, o avião abatido na Ucrânia. Os primeiros corpos chegaram hoje ao país, distribuídos por dois aviões, um holandês e outro australiano. Ao todo, foram transportados 40 caixões.

Os primeiros corpos das vítimas mortais do Boeing da Malaysia Airlines que cumpria o voo MH17, abatido na passada quinta-feira em espaço aéreo da Ucrânia, chegaram hoje à Holanda.

Para receber os restos mortais, foi dia de luto no país: das 298 pessoas que seguiam a bordo (não houve sobreviventes), 193 eram de nacionalidade holandesa.

Um Hércules C-130 da Força Aérea holandesa transportou 16 caixões desde Kharkiv, a cidade ucraniana onde os separatistas rebeldes pró-russos entregaram os corpos, até Eindhoven. Um segundo aparelho, da Austrália, transportou 24 caixões.

Ainda em Kharkiv, os cadetes do exército holandês carregaram os caixões até aos dois aviões, numa cerimónia em que só a marcha dos militares quebrou o silêncio.

Em Eindhoven, para receberem os corpos, estiveram familiares das vítimas e membros da família real holandesa.

Antes da chegada do primeiro avião, os sinos das igrejas mais próximas repicaram durante cinco minutos.

Amanhã, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, Frans Timmermans, desloca-se até à Ucrânia para acordar a repatriação dos restantes corpos e manter-se a par das investigações sobre o voo MH17, abatido por um míssil na região de Donetsk.

Em destaque

Subir