Mundo

Holanda: “criança” condenada a um ano de prisão por matar a autora de comentários no Facebook

facebook likeJinshua K, de 15 anos, vai cumprir um ano de prisão e mais três de internamento por ter esfaqueado Joyce H. até à morte. O assassino nem conhecia a vítima: o crime foi ‘encomendado’ por Polly W., depois desta não ter gostado dos comentários que Joyce publicara no Facebook.

Um crime que envolveu três adolescentes de 15 anos conheceu hoje a sentença. Jinshua K. vai cumprir um ano de prisão, num estabelecimento vocacionado para adolescentes, e posterioremente ficará internado, por três anos, num estabelecimento psiquiátrico. No conjunto, quatro anos sem liberdade por ter esfaqueado mortalmente Joyce H., que frequentava a mesma escola.

O que mais chocou o tribunal e a sociedade holandesa é que, mesmo sendo colegas de escola, assassino e vítima não se conheciam. Foi uma ‘encomenda’ de uma terceira colega, Polly W., em cuja página do Facebook havia comentários menos abonatórios, da autoria de Joyce H.

“O que é grave neste caso é que foram crianças a premeditar a morte de outra criança. A amizade transformou-se em ódio e o ódio foi o motor que levou a este fim”, resumiu uma fonte, não identificada pela AFP, do Ministério Público holandês.

Na sequência desses comentários, em que Joyce teria dito que Polly saía com vários rapazes. A ofendida e o namorado terão ‘encomendado’ o assassinato a Jinshua, pelo qual este viria a receber cerca de 100 euros. Jinshua deslocou-se então a casa de Joyce e esfaqueou-a repetidamente, ao ponto da vítima acabar por falecer no hospital, passados alguns dias.

Em destaque

Subir