Mundo

Holanda: Adolescente detida por brincar no Twitter com o terrorismo

twitter terrorismo 210twitter terrorismoUma brincadeira de mau gosto teve uma consequência inesperada para uma adolescente holandesa. Fazendo-se passar por um afegão, deixou uma mensagem no Twitter da American Airlines. A “ameaça terrorista” foi reportada às autoridades e a polícia deteve a adolescente.

Uma adolescente holandesa, com 14 anos, foi detida pela polícia após uma brincadeira de mau gosto que foi considerada uma ameaça terrorista.

Sarah, o nome da conta do Twitter da holandesa (@QueenDemetriax_ begged), deixou este domingo uma mensagem na caixa da companhia aérea American Airlines, fazendo-se passar por um homem afegão.

“Olá. O meu nome é Ibrahim e sou do Afeganistão. Faço parte da AlQaeda e dia 1 de junho vou fazer algo realmente grande. Adeus”, escreveu Sarah, em inglês, de acordo com o Business Insider.

A empresa teve a resposta que seria expetável: comunicou a mensagem às autoridades e ainda informou o ‘afegão’ que o tinha feito.

“Sarah, levamos este tipo de ameaças muito a sério. O seu endereço de IP e restantes dados serão encaminhados para o FBI”, respondeu a American Airlines.

Ao aperceber-se que a brincadeira mais consequências do que ganhar alguns seguidores no Twitter, a adolescente tentou desculpar-se junto da companhia aérea, ora com mensagens ainda a brincar (“Por que razão rebentaria eu com um avião? Tenho o meu próprio avião”), outras com um pedido de desculpas mais formal.

Terá ainda tentado ilibar-se com a alegação de que ela própria fora vítima de uma brincadeira por parte de “uma amiga minha”: “deviam levar o IP dela e não o meu”.

Só que a empresa levou mesmo “muito a sério” o caso: já depois de Sarah ter apagado a mensagem e desativado a conta no Twitter, a polícia de Roterdão foi a casa detê-la.

A detenção foi confirmada… no Twitter da polícia, em @Politie_Rdam.

Em destaque

Subir