Mundo

Hoje é o Dia Mundial da Lavagem das Mãos

lavar maos sabao A 15 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos [Global Hand Washing Day], que resulta de uma iniciativa de entidades públicas e privadas, após uma campanha sobre os riscos de contrair doenças infecciosas, algumas delas mortais, que podem ser prevenidas com um gesto simples: lavar as mãos corretamente.

À primeira vista, pode parecer uma celebração estranha: o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, que se celebra desde 2008. Mas perceber a origem da efeméride confere-lhe toda a razão de ser.

O simples ato de lavar as mãos de uma forma correta, com água e sabão, pode ajudar a prevenir doenças infeciosas e, desse modo, evitar mortes.

A lavagem das mãos é negligenciada e o sabão não é tido como um produto prioritário de higiene, em muitos países.

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos surgiu desta realidade e tem, como qualquer ‘dia mundial’, o fim supremo de alertar consciências para a necessidade de manter as mãos sempre limpas.

A campanha baseia-se no tema “Mãos limpas salvam vidas” e é dirigida sobretudo a escolas, onde as crianças se apresentam como potenciais vítimas dessas doenças infeciosas.

Uma análise a factos históricos permite, no entanto, fazer recuar no tempo, para encontrar a origem da efeméride.

Narra a história que um médico, Ignaz Semmelweis, em 1847, percebeu que a mortalidade pós-parto era muito menor quando as parteiras tinham as mãos limpas, em comparação com as mãos sujas de sangue dos médicos.

Semmelweis saiu para as ruas a gritar à população: “Lavem as mãos! Lavem as mãos!”. Este médico poderá ter sido um dos primeiros a associar a lavagem das mãos à proteção da saúde.

Dados da UNICEF apontam para números preocupantes: morrem 5000 crianças por ano, vítimas de desidratação, provocada por diarreias. Estes problemas estão entre as cinco principais causas de morte de crianças com menos de 2 anos.

O simples ato da lavagem das mãos de forma correta pode reduzir a incidência das taxas de diarreia e de infeções entre as crianças.

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos ganhou preponderância aquando da eclosão da gripe A e reforça o estatuto de celebração relevante com os casos de ébola, que matam em todo o mundo.

Em destaque

Subir