Mundo

18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela, assinalado com doodle e palavras eternas

nelson_mandela_1

Neste dia 18 de julho celebra-se o Dia Internacional Nelson Mandela, efeméride instituída pela ONU. Madiba, Nobel da Paz que hoje completaria o 96.º aniversário, é eternamente homenageado, por decisão das Nações Unidas. Com um doodle, a Google transporta para a atualidade internacional alguns dos pensamentos eternos de Nelson Mandela, histórico líder de África do Sul.

O símbolo maior da luta contra o Apartheid é lembrado hoje com um google doodle que cita alguns dos pensamentos que inspiram milhões, no combate à segregação racial e ao ódio.

No dia em que completaria 96 anos, Madiba é lembrado, no Dia Internacional Nelson Mandela que representa uma homenagem ao histórico líder de África do Sul, premiado com um Nobel da Paz.

Mandela nasceu em Mvezo, no dia 18 de julho de 1918. Graduou-se em advocacia, é um ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre os anos 1994 e 1999. É unanimemente considerado o mais importante líder africano, sendo que o seu trabalho internacional na luta pelos direitos humanos foi reconhecido com a entrega do Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Até ao ano de 2009, Nelson Mandela dedicara 67 anos da sua vida ao serviço humanitário. Em homenagem a este líder da história mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, para valorizar a luta pela liberdade, justiça e Democracia, protagonizada por Mandela à escala local, mas com uma dimensão mundial.

Detido durante 27 anos, vítima do regime de segregação racial sul-africano, Nelson Mandela viria a ser libertado em 1990. Acabou por ser eleito o primeiro Presidente negro da África no Sul. É uma das mais importantes personalidades da história mundial e um símbolo pelos Direitos Humanos.

O ex-presidente da África do Sul morreu aos 95 anos, em Pretória, no dia 5 de dezembro.

Hoje, a Google recorda alguns pensamentos de Mandela, com este doodle. “Ninguém nasce a odiar outra pessoa por causa cor da pele, da sua origem ou religião”. Eis o sustentáculo da luta de Nelson Mandela.

“Se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o sentimento oposto”, lê-se ainda, neste Dia Internacional de Nelson Mandela.

Mas há outros pensamentos, a sublinhar no Dia Internacional de Nelson Mandela. “A educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”. Era este o espírito de um mensageiro da paz. Mandela queria que as palavras calassem a guerra..

“Ser livre não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma a respeitar e ampliar a liberdade dos outros”. Mandela esteve preso, lutou pela sua liberdade, mas nunca esqueceu a liberdade dos outros.

A nossa maior glória não está em nunca cair, mas em levantarmo-nos sempre que caímos”. Madiba caiu, mas levantou-se sempre.

Uma das frases que é escrita na pedra da Google é: “O que realmente conta na vida não é apenas o facto de termos vivido. É a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina a importância da nossa própria vida”.

Faz todo o sentido que terminemos com ela, porque o que conta em Mandela não é o facto de ter vivido, mas a diferença que fez nas nossas vidas.

Em destaque

Subir