Nas Notícias

As notícias sobre uma erradicação do HIV são precipitadas, avisam os cientistas

cura-da-sidaAs notícias sobre uma cura para a sida estão a ser precipitadas, avisam os cientistas. É verdade que um seropositivo deu sinais de estar curado, mas nada prova que está mesmo livre do vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla internacional).

Os alertas dos investigadores surgem após o mediatismo dado a um recente ensaio, no final do qual um britânico que era seropositivo não acusou a presença do vírus no sangue.

O resultado foi surpreendente, pois nem os cientistas esperavam dados tão positivos, e daí nasceu uma onda de entusiasmo face à possibilidade de ter sido descoberta uma cura para a sida.

Contudo, essas notícias podem ter um efeito pernicioso, pois nada prova que o britânico seropositivo esteja mesmo curado.

Em comunicado, os investigadores que realizaram o ensaio lembraram que os medicamentos antiretrovirais já reduz a presença do vírus para níveis que dificultam a deteção.

“Não ter sinais do HIV no sangue não significa que os pacientes foram curados, como alguns textos sugerem”, frisaram os cientistas: “Esperamos ansiosos os resultados finais desse estudo inédito, mas até lá é preciso enfatizar que não podemos afirmar que um paciente tenha respondido ao tratamento ou tenha sido curado”.

Recorde aqui a notícia sobre o ensaio que deixou a comunidade científica a acreditar que estamos mais perto de acabar com a sida.

Em destaque

Subir