Quais as boas práticas para uma excelente higiene oral?

Conheça os principais cuidados em relação à higiene oral. Sabe que a prevenção é o melhor remédio para evitar doenças que afetam a cavidade oral? Vamos assinalar os principais cuidados para evitar problemas dos dentes.
Dicas para cuidar da saúde da boca
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, sessenta a noventa por cento das crianças em idade escolar e adultos sofrem de cárie dentária.
A periodontite e a gengivite são doenças das gengivas. A gengivite é a fase inicial da doença. Se não for tratada, evolui para uma periodontite que em casos graves tem como consequência a perda de dentes. Segundo a OMD atinge cerca de 15 a 20 por cento dos adultos entre os trinta cinco e os quarenta cinco anos de idade.
Como escovar eficazmente os seus dentes?
- A escova de dentes deve ser substituída em cada três ou quatro meses;
- Use uma escova de dentes de cerdas macias e aplique um movimento circular;
- É importante que a escovagem dos dentes dure pelo menos dois a três minutos;
- A pasta preferencialmente deverá ser fluoretada;
- Use fio dental, elixir à venda em farmácias e recomendado pelo profissional de saúde;
- É importante escovar a língua porque as bactérias costumam alojar-se na mesma.
Escovar os dentes significa remover os restos de alimentos entre as peças dentárias. Se não forem retirados atempadamente, iniciam o processo de acumulação da placa bacteriana e do tártaro.
Outros cuidados tal como evitar o consumo de álcool ou tabaco, refeições e estilos de vida saudáveis contribuem para uma boa saúde em geral e em particular da cavidade oral. Mantenha um consumo de água adequado; o ideal é ter sempre uma garrafa junto de si.
A consulta no dentista
Marque uma consulta dentista pelo menos uma vez por ano para avaliar o estado dos seus dentes e despiste de eventuais cáries. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho.
Dra. Filomena Santos
Clínica Vita Centro
Rua de Camões, n. 216, 4000-138 Porto