Artigo patrocinado

Quais as boas práticas para uma excelente higiene oral?

higiene oral

Conheça os principais cuidados em relação à higiene oral. Sabe que a prevenção é o melhor remédio para evitar doenças que afetam a cavidade oral? Vamos assinalar os principais cuidados para evitar problemas dos dentes.

Dicas para cuidar da saúde da boca

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, sessenta a noventa por cento das crianças em idade escolar e adultos sofrem de cárie dentária.

A periodontite e a gengivite são doenças das gengivas. A gengivite é a fase inicial da doença. Se não for tratada, evolui para uma periodontite que em casos graves tem como consequência a perda de dentes. Segundo a OMD atinge cerca de 15 a 20 por cento dos adultos entre os trinta cinco e os quarenta cinco anos de idade.

Como escovar eficazmente os seus dentes?

  • A escova de dentes deve ser substituída em cada três ou quatro meses;
  • Use uma escova de dentes de cerdas macias e aplique um movimento circular;
  • É importante que a escovagem dos dentes dure pelo menos dois a três minutos;
  • A pasta preferencialmente deverá ser fluoretada;
  • Use fio dental, elixir à venda em farmácias e recomendado pelo profissional de saúde;
  • É importante escovar a língua porque as bactérias costumam alojar-se na mesma.

Escovar os dentes significa remover os restos de alimentos entre as peças dentárias. Se não forem retirados atempadamente, iniciam o processo de acumulação da placa bacteriana e do tártaro.

Outros cuidados tal como evitar o consumo de álcool ou tabaco, refeições e estilos de vida saudáveis contribuem para uma boa saúde em geral e em particular da cavidade oral. Mantenha um consumo de água adequado; o ideal é ter sempre uma garrafa junto de si.

A consulta no dentista

Marque uma consulta dentista pelo menos uma vez por ano para avaliar o estado dos seus dentes e despiste de eventuais cáries. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Dra. Filomena Santos
Clínica Vita Centro
Rua de Camões, n. 216, 4000-138 Porto

Em destaque

Subir