Nas Notícias

Heroína pode tratar heroinómanos que se julgavam incuráveis, diz OEDT

drogaTerapêutica de heroína assistida pode produzir efeitos em toxicodependentes que não foram curados através de metadona ou buprenorfina, revela o OEDT – Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Este método, polémico, abre horizontes a heroinómanos considerados incuráveis.

Segundo a OEDT, uma terapia que recorre a heroína medicinal poderá produzir efeitos em toxicodependentes que não foram curados através da metadona e da buprenorfina. O tratamento, de segunda linha, usa a heroína como droga de substituição, de forma vigiada, nos casos em que a dependência de opáceos não foi curada por via daquelas duas drogas.

Esta terapêutica é destinada a um grupo restrito de consumidores de heroína, que o fazem de forma crónica e que, até agora, estavam colocados na lista de dependentes de cura impossível. No entanto, o uso da heroína medicinal abre portas para o fim da dependência.

O OEDT divulgou hoje o relatório que aponta este caminho para a cura ‘impossível’, intitulado ‘Novo tratamento assistido com heroína’, que apresenta dados recolhidos após investigações feitas com toxicodependentes de opiáceos. Os dados são animadores e estamos perante um avanço clínico que abre horizontes.

O tratamento com recurso a heroína de forma vigiada, nas dependências que resistiram à metadona e à buprenorfina, de acordo com Wolfgang Götz, do OEDT, “pode suscitar polémica e confusão”.

No entanto, sublinha, este relatório “surge com a finalidade de informar” e não como “aconselhar terapias”. Wolfgang Gözt sublinha também que o OEDT “orgulha-se dos estudos que têm sido feitos sobre o tema”.

Alguns países europeus já permitem a administração de heroína de forma assistida, no tratamento de toxicodependentes incapazes de superar esse problema com outras drogas de substituição (Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Suíça). Outros países estão a avançar no sentido de permitir testes à terapêutica (Espanha e Canadá).

O observatório da União Europeia sobre drogas considera que “há melhorias substanciais” nos dependentes que são submetidos a injeções de heroína medicamente assistidas, com “diminuição do consumo” e, por via indireta, “afastamento de atividades criminosas” provocadas pela necessidade de dinheiro para comprar droga.

Também no que diz respeito à inserção social se verificam resultados positivos. “Não se trata de oferecer heroína a toxicodependentes, mas de estabelecer um regime de tratamento regulamentado, apenas num grupo de doentes cujo tratamento é particularmente difícil”, salienta Wolfgang Gözt.

Apesar destas certezas, prosseguem estudos que têm como objetivo determinar quais os resultados a longo prazo. Por outro lado, o OEDT pretende saber se existe risco de facilitar o acesso à heroína a pessoas que não dependam desta droga.

Em destaque

Subir