Economia

Here Maps da Nokia fica nas mãos da Mercedes, Audi e BMW

here_maps_nokia_apple

De rumores em rumores até à decisão final. Já são conhecidos os próximos ‘donos’ do serviço de mapas e localização da Nokia, o famoso Here Maps.

Depois de vários rumores, onde entravam as maiores tecnológicas do mundo, como a Google, Apple ou até o Facebook, passando pela Uber, a verdade é que foram os alemães que fizerem, possivelmente, a melhor oferta.

Com um negócio a rondar os 2800 milhões de euros, as três marcas de automóveis passam a ter um dos melhores serviços de mapas e geolocalização do mundo.

“Com este passo, completamos a última fase da transformação da Nokia”, afirmou, em comunicado, o presidente executivo da empresa (Here Maps), Rajeev Suri.

Com este negócio, estas marcas de automóveis deixam de depender de serviços de terceiros, como a Google, por exemplo, e passam a ter o seu próprio serviço de navegação.

Se por um lado isto é um bom negócio para estas três marcas de automóveis, por outro pode deixar alguns utilizadores de smartphones com a pulga atrás da orelha.

Afinal de contas, este era um serviço que se destacava nos dispositivos móveis, principalmente na plataforma da Microsoft, Windows Phone. Como vão ficar estes utilizadores? O serviço vai continuar nos dispositivos móveis? Perguntas que só os compradores poderão responder.

Este negócio só ficará fechado em 2016, quando o regulador, depois de analisar todo o processo, der luz verde ao mesmo. Tal deve acontecer nos primeiros três meses do ano.

 

Em destaque

Subir