Nas Notícias

Hepatite C: Tratamentos registam 96 por cento de sucesso

hepatite c

A taxa de sucesso dos novos tratamentos para a hepatite C, que chegaram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2015, tem oscilado entre os 95 e os 96 por cento. Dos 2810 pacientes que concluíram o tratamento houve 2702 casos de cura.

Só em 108 situações é que não foi possível curar a doença.

Desde o acordo que possibilitou o acesso dos pacientes com hepatite C aos medicamentos inovadores (Sovaldi e Harvoni), assinado no ano passado pelo Governo e pela farmacêutica Gilead, houve mais de 7600 a iniciar o tratamento, segundo os dados hoje avançados pelo Diário de Notícias.

Recorde-se que o acordo definiu que o SNS só paga os tratamentos que terminem com o paciente curado.

As projeções levam os especialistas a acreditar que será possível curar, até fevereiro do próximo ano (quando termina o acordo entre o Estado e a farmacêutica), cerca de metade dos pacientes que se encontram agora em tratamento.

“Os tratamentos duram três a seis meses e são precisos esperar mais três para ter o resultado final. Acredito que até ao final do ano poderemos ter 10 mil tratamentos iniciados. Esperamos que dentro seis a nove meses tenhamos cerca de 8000 portugueses curados”, salientou o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, Rui Tato Marinho, ao DN.

“As taxas de sucesso são esplêndidas”, admitiu Luís Mendão, presidente do Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), mas é preciso criar um “impulso” para que o paciente possa “iniciar novo tratamento com rapidez”.

“Podemos ter dificuldades em cumprir o acordo, que era de tratar até 13 mil doentes, e com isso não conseguirmos o melhor preço por tratamento”, alertou.

Em destaque

Subir