Nas Notícias

Hepatite B: Vacina oral desenvolvida por investigadores da UC

vacina oralNova vacina por via oral para a hepatite B foi testada por uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), no culminar de um trabalho que durou uma década. A vacina oral produz “uma elevada concentração de anticorpos”, capazes de impedir “a entrada do vírus”, realça a investigadora Olga Borges.

Investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra desenvolveram uma vacina contra a hepatite B, por via oral, que já foi testada para o combate à variante mais perigosa da doença.

Trata-se do culminar de um trabalho de uma década, que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra realçam as vantagens da vacina oral em comparação com a via intravenosa.

Segundo Olga Borges, além da dispensa de pessoal qualificado (o que se exige na toma de uma vacina por via intravenosa), a vacina oral contra a hepatite B apresenta outras vantagens.

“Ao contrário da vacina injetável, incapaz de produzir anticorpos específicos ao nível das mucosas, a vacina oral introduz a produção de uma elevada concentração de anticorpos que travam a entrada do vírus”, destaca Olga Borges, em declarações reproduzidas pelo Diário de Notícias.

Com esta vacina, o vírus será combatido “na porta de entrada do organismo”, o que impede que invada a corrente sanguínea. Acresce que as vacinas orais não perdem as suas propriedades originais, ao contrários das intravenosas, que se deterioram.

A hepatite B, doença sexualmente transmissível, é responsável pela morte de cerca de 600 mil pessoas em todo o mundo, por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Em destaque

Subir