Tecnologia

Henrique de Castro deixa Google e torna-se COO da Yahoo

henrique castro 1À semelhança da Diretora-Executiva, Marissa Mayer, português também abandona a gigante das pesquisas online para integrar um Yahoo em renovação.

A Yahoo, empresa detentora de um dos portais mais conhecidos do planeta, acaba de confirmar a contratação de Henrique de Castro para novo diretor de operações (COO). Na verdade, o português vai tornar-se assim no número dois da companhia norte-americana. Acima, apenas Marissa Mayer, a ‘loira fantástica’ (alcunha por que é conhecida no meio), que foi escolhida para nova CEO em julho passado (saiba mais aqui).

À semelhança de Marissa, Henrique de Castro abandona também a Google, onde durante seis anos desempenhou funções importantes na área da publicidade.

Para conseguir ‘tirar’ o português da criadora do maior motor de busca do mundo, a Yahoo teve de abrir os cordões à bolsa. Segundo escreve o jornal Público esta terça-feira, De Castro vai ter um vencimento anual de 600 mil dólares. Com os bónus, pode vir a ganhar o dobro.

Ainda segundo a mesma publicação nacional, o gestor português ficará ainda na posse de uma parcela de ações de cerca de 56 milhões de dólares.

Henrique de Castro deverá abandonar a Google até final do ano, iniciando a sua nova aventura na Yahoo no início do próximo.

Esta contratação surge numa altura em que o portal norte-americano passa por uma fase de reestruturação. Em abril deste ano, a empresa viu-se obrigada a dispensar cerca de dois mil funcionários. Scott Thompson, CEO nessa altura, justificava a decisão com a necessidade do portal se tornar “mais pequeno e mais lucrativo”. Com o despedimento em massa, a gigante norte-americana acredita poder reter em caixa cerca de 350 millhões de euros (saiba mais aqui).

O Yahoo foi criado em janeiro de 1994, na Universidade de Stanford, e chegou a ser dos sites mais visitados nos Estados Unidos.

henrique castro 1 big

Em destaque

Subir