Motociclismo

Hélder Rodrigues ‘fecha’ Dakar no top cinco

HelderRodrguesDakar116 13

Um dia depois de ter ganho a 12.ª etapa do Rali Dakar, Hélder Rodrigues concluiu a fase competitiva da prova realizando o terceiro melhor tempo na tirada que este sábado ligou Villa Carlos Paz a Rosário (Argentina)

Com os 2m37s perdidos para Pablo Quintanilla, o vencedor da etapa, e o minuto cedido a Kevin Benavides, o segundo mais rápido, o piloto português da Yamaha desceu à quinta posição da classificação geral das motos.

A ordem estabelecida nesta etapa sentencia o top cinco final de Hélder Rodrigues, numa prova que acabou por ser dominada pelas KTM, com Toby Price a conseguir o primeiro triunfo de um australiano no Dakar.

“Não sei o que dizer ou o que pensar. Estou em choque. Nunca pensei que poderia ganhar esta corrida na minha segunda participação. É incrível para a minha família, para os meus amigos e para os meus fãs na Austrália”, declarou Price à chegada a Rosário.

“Ganhar na minha participação é sensacional, mas ser o primeiro australiano a ganhar o Dakar é uma loucura. Nunca teria imaginado isto há dois anos. Terminar o rali já é um triunfo, vencer é fantástico. Ataquei quanto tinha de o fazer, quando a altura foi a certa e mantive o olho na minha moto nas etapas mais importantes. Também naveguei bem. Espero que isto seja apenas o começo e que volte a vencer. Não vai ser fácil, mas agora tenho de saborear este triunfo”, referiu também o piloto da KTM.

TobyPriceDakar116 13

No segundo posto o eslovaco Stefan Svitko mostrou que já merece um lugar numa equipa oficial, provavelmente da KTM, pois esteve melhor que a maioria dos pilotos de fábrica, incluindo Pablo Quintanilla, que acabou por dar o último lugar do pódio à Husqvarna.

Merece também destaque Mário Patrão, não apenas por ter sido o segundo melhor português neste Dakar, mas também por se ter imposto na classe maratona. O 13.º posto é um justo prémio para a abnegação do piloto de Seia, que neste último dia competitivo integrou o top dez.

Pedro Bianchi Prata foi o terceiro ‘mosqueteiro’ lusitano. Com os menores meios da embaixada nacional, o piloto do Porto foi 49.º em Rosário, concluindo o rali em 69.º

Classificação da 13.ª etapa
1.º Pablo Quintanilla (Husqvarna) 1h51j27s
2.º Kevin Benavides (Honda) + 1m41s
3.º Hélder Rodrigues (Yamaha) + 2m37s
4.º Toby Price (KTM) + 4m22s
5.º Stefan Svitko (KTM) + 6m24s

Classificação geral
1.º Toby Price (KTM) 46h13m26s
2.º Stefan Svitko (KTM) + 39m41s
3.º Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 48m48s
4.º Kevin Benavides (Honda) + 54m47s
5.º Hélder Rodrigues (Yamaha) + 55m44s
6.º Adrien Van Beveren (Yamaha) + 1h46m29s
7.º Antoine Meo (KTM) + 1h56m47s
8.º Gerard Farres Guell (KTM) + 2h01m00s
9.º Rocky Brabec (Honda) + 2h11m27s
10.º Armand Monleon (KTM) + 3h27m49s

Em destaque

Subir