Mundo

Heidi, a menina de 4 anos com QI idêntico a Hawking e Einstein

ler_criancaChama-se Heidi Hankins tem 4 anos e um QI semelhante ao de outro génio contemporâneo, o físico Stephen Hawking, e ao de Albert Einstein. A pequena Heidi acaba de ser aceite na sociedade Mensa, que acolhe apenas pessoas com Quociente de Inteligência acima da média. Esta criança britânica tem um QI de 159, somente menos um ponto do que Hawking e Einstein…

Heidi Hankins sabe somar, desenhar, escrever. Frases completas. É uma menina britânica de 4 anos, com a particularidade de ter um QI elevadíssimo (159), de acordo com os testes que realizou.

Para se perceber a capacidade da pequena Heidi, bastam dois factos: os físicos Stephen Hawking (um dos maiores cientistas da atualidade) e Albert Einstein conseguem somente mais um ponto do que Heidi e a média do QI de um adulto não supera os 100.

A elevada inteligência de Heidi Hankins abriu-lhe as portas da Mensa, uma sociedade restrita a pessoas que tenham QI muito superior. E esta criança de 4 anos apenas foi submetida a testes que comprovaram que possui quociente capaz de a colocar entre os génios.

A inteligência superior de Heidi foi descoberta pelos pais, que notaram aptidões desenvolvidas, e pela professora, que enfrentou dificuldade em encontrar atividades capazes de cativar o interesse da menina britânica. A pedagogia comum, para uma criança de 4 anos, tornava-se aborrecida.

Heidi Hankins prefere desafiar a Matemática, com contas complicadas, em vez de brincar com bonecas. Gosta mais de desenvolver o Inglês (com frases completas) e ler livros do que ver televisão. Também se dedica ao desenho, sendo esta uma das poucas atividades comuns a tantas outras crianças da sua idade.

É um dos mais recentes membros da sociedade Mensa, filha de um professor universitário em Southampton. Matthew Hankins tenta agora conseguir que Heidi seja colocada num ano letivo superior, de modo a poder desafiar a sua inteligência, sem perda de interesse pelas atividades pedagógicas.

O pai de Heidi conta um episódio curioso: “Ofereci-lhe uma enciclopédia de livros educativos da Oxford Reading Tree. Ela leu os 30 livros em pouco mais de uma hora”… A rapidez de leitura deve-se, acima de tudo, ao desinteresse de livros educativos criados para crianças com QI muito mais reduzido.

Em destaque

Subir