Insólito

He Zili, de 11 anos, vive acorrentado para não atacar as pessoas

he zili 210he zili bigUm menino de 11 anos tem vivido acorrentado quase desde que nasceu, na China. A família alega que a criança tem problemas mentais, depois de ter batido com a cabeça quando tinha um ano de idade, e mantém He Zili preso para este não atacar as pessoas.

He Xili, de 11 anos de idade, vive acorrentado há cerca de uma década. O caso ocorre numa zona rural na província chinesa de Zhejiang. A família da criança, que vive em situação de pobreza extrema, alega que o menino tem uma tendência para atacar as pessoas, o que justifica a corrente que o prende.

A explicação foi dada pelo avô, citado pela Reuters, que preferiu o anonimato: quando tinha cerca de um ano, He Zili caiu e bateu com a cabeça. Desde então sofre de um problema mental e desenvolveu essa tendência para atacar as pessoas.

Em casa, a criança vive acorrentada a um pilar, mas quando tem uma oportunidade o avô leva He Zili a passear pela aldeia: preso por uma corrente, para que não ataque as pessoas. É a única forma de o controlar, assegurou.

O idoso, que tem um filho também com uma doença mental, acrescentou que a mãe do menino morreu de cancro.

O Daily Mail cita estatísticas de 2009 para referir que um em cada 13 chineses tem um problema ou uma desordem de saúde mental: há 100 milhões de chineses com problemas e 160 milhões a sofrer sofre de distúrbios graves, como esquizofrenia ou psicose paranóica. De acordo o jornal britânico, as autoridades da China preferem ignorar o problema.

Em destaque

Subir