Motores

Hayden Paddon sem esperanças de um lugar no WRC em 2019

Depois da Hyundai ter anunciado a contratação de Sebastieb Loeb, Hayden Paddon admitiu que agora tem poucas hipóteses de competir no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) no próximo ano.

O neozelandês mantinha vivas esperanças de ter um programa parcial no WRC, complementando as participações de Dani Sordo pela equipa de Alzenau, mas agora, com a contratação de Loeb pela Hyundai Paddon deixou de acreditar num regresso em 2019.

“Infelizmente não vai haver WRC para mim em 2019, pois não há oportunidades. Depois de assinarem com Sebastien Loeb fiquei a ‘seco’ – um lugar/posição de estava a planear e a negociar há vários meses. Naturalmente que estou muito desiludido, mas ao mesmo tempo percebo que isto é um desporto muito profissional. Posso estar orgulhoso com o que conseguir e seguir de cabeça levantada”, reagiu Paddon.

A Hyundai era a única opção para o neozelandês, já que a M-Sport reduz o seu esforço no WRC mantendo Elfyn Evans ao lado de Teemu Suninen e não tinha espaço para o piloto dos antípodas, já que Malcom Wilson garantiu que um terceiro Fiesta WRC no Campeonato de 2019 só se for ‘pagante’.

Paddon, que entretanto tinha perdido o seu navegador, Sebastian Marshall para o regressado Kris Meeke, passou cinco épocas na Hyundai, tendo ganho uma prova, Argentina, em 2016. No passado mês de novembro obteve o seu último pódio pela marca coreana, com um segundo lugar na Austrália.

“Os ralis estão-me no sangue, e agora tenho de refletir e planear quais serão os próximos passos. Há algumas interessantes ideias e projetos que vou tentar colocar em prática, com uma equipa ‘kiwi’. Ainda me sinto competitivo, ainda estou motivado, ainda quero correr e ganha. Sempre se disse que era impossível a um ‘kiwi’ estar no WRC. Não apenas o fiz, como ganhei um rali e consegui oito pódios, com um sucesso que talvez ponha algumas pessoas a pensar sobre o que muitas pessoas podem fazer na Nova Zelândia”, acrescenta Hayden Paddon.

Em destaque

Subir