Motores

Hayden Paddon domina primeiro dia do Rali da Sardenha

Hayden Paddon concluiu o primeiro dia completo do Rali da Sardenha na liderança. Uma tirada que viu Kris Meeke e Craig Breen abandonarem, deixando a Citroën reduzida a Andreas Mikkelsen. O contrário sucedeu com a Hyundai, já que Thierry Neuville terminou a etapa na segunda posição, a pouco mais de oito segundos do líder.

Embora começando o rali timidamente, Jari-Matti Latvala foi subindo na classificação, conseguindo terminar o dia no quarto posto a menos de 10 segundos de Paddon.

Ott Tanak começou bem o rali, e ocupa o terceiro posto, mas o estónio, embora seja o melhor da M-Sport, viu Latvala aproximar-se, com o finlandês da Toyota a somente 1,3s. Mas Mads Ostberg também está perto de Jari-Matti pois menos de cinco segundos separam os dois pilotos.

Já se sabia que Sebastien Ogier iria perder tempo ao ter de ‘limpar’ a estrada num rali disputado em pisos de terra. E assim foi, com o campeão do Mundo a tentar limitar os ‘estragos’, terminando a tirada na sétima posição a 41s do líder.

O francês da M-Sport não acredita que possa ‘salvar’ muitos pontos na prova italiana do WRC, mas a verdade é que os pisos da Sardenha são demolidores e os furos e problemas mecânicos podem causar ‘mossa’.

Basta ver o que sucedeu com Dani Sordo, que com problemas de motor no seu Hyundai não pôde acompanhar os seus dois companheiros de equipa, afundando-se na classificação, o mesmo sucedendo com Juha Hanninen, que se atrasou após acidente.

Contudo a ‘fava’ saiu mesmo à Citroën, que viu Craig Breen desistir na quarta especial com problemas na caixa de velocidades, e Kris Meeke capotar no troço seguinte.

Classificação após a 9ª PE

1º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) 1h31m02,6s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsou (Hyundai) + 8,2s
3º Ott Tanak/Martin Järveoja (Ford) + 9,5s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 9,8s
5º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 14,7s
6º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 38,0s
7º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 41,0s
8º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1m05,3s
9º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Citroën) + 1m57,9s
10º Eric Camili/Benjamin Veillas (Ford) + 4m08,0s

Em destaque

Subir