Motores

Hayden Paddon aponta ao pódio no Rali de Portugal

PaddonTestesFafe2

Hayden Paddon está atualmente num crescendo de forma no campeonato do mundo de ralis (WRC). O PT Jornal falou com o neozelandês durante os testes de preparação – neste caso em Fafe – que a Hyundai está a fazer para o Rali de Portugal.

A pouco mais de uma semana do evento português do WRC, instamos Paddon a fazer uma previsão do que espera do rali e também do espaço que vem ganhando no seio da equipa Hyundai, sobretudo depois da vitória na Argentina.

Inicialmente contratado para suprir as carências da formação de Azenau nos ralis de terra, funcionando muitas vezes como o piloto do terceiro i20 WRC nas provas de asfalto, Hayden rapidamente se foi afirmando no seio da Hyundai Motorsport, ao ponto de ser agora imprescindível na maioria dos eventos do WRC.

“Sei que tenho de evoluir muito em diversos tipos de terreno. Na neve e no asfalto ainda não estou ao nível de outros pilotos do campeonato do mundo. Claro que já com mais de uma temporada de WRC começo a familiarizar-me com algumas das provas”, reconhece o neozelandês.

PaddonTestesFafe3

Hayden admite que não foi só ele que evoluiu: “O carro está muito melhor e aos poucos vai recebendo atualizações que também o tornam mais competitivo. Isso tem sido essencial para que os resultados também tenham melhorado”.

A vitória no Rali da Argentina veio ajudar muito a subir a cotação e os graus de confiança de Paddon: “Nem sei descrever. Foi fantástico. Nunca vou esquecer essa vitória porque foi a primeira. Tem sempre um significado especial por causa disso. Não a esperava, mas conseguimos capitalizar a oportunidade e correu tudo muito bem”.

Embora atribua também os louros à equipa pelo êxito conseguido na América do Sul, Hayden Paddon não considera ser mais agressivo na forma como ataca as classificativas: “Quando estivemos na Argentina isso  aconteceu na Power Stage, mas teve mesmo de ser pois era isso ou não ganhava a prova”.

Sendo o Rali de Portugal um rali em terra o neozelandês está teoricamente mais à vontade. Mas lembra que isso só é parcialmente verdade: “Se chover e estiver escorregadio não será muito a meu gosto. Prefiro que não chova, Mas é claro que pretendo um bom resultado nesta prova. Lutar pelo pódio já seria um bom resultado. O Oger, o Latvala, o Mikkelsen, o Dani (Sordo) são muito rápidos e conhecem bem este rali”.

Fotos: Ricardo Cachadinha

PaddonTestesFafe4

Em destaque

Subir