Economia

Harmonização do tarifário da água vai colocar preços a três euros por metro cúbico

agua_torneiraA redução das empresas de abastecimento de água que a Águas de Portugal quer promover, a partir de 2013, vai permitir criar tarifas semelhantes em todo o país. Prometendo evitar as “subidas drásticas de preços”, o grupo tenciona colocar o metro cúbico de água a custar entre 2,5 a três euros.

O grupo Águas de Portugal (AdP) quer reorganizar-se e, a partir de 2013, vai tentar reduzir as 19 empresas concessionárias de abastecimento e de tratamento de águas residuais a apenas quatro, conforme admitiu o administrador Manuel Frexes. Essa mexida permitirá harmonizar o tarifário em todo o território nacional, com um custo avaliado entre 2,5 a três euros por metro cúbico.

O grupo admite que as atuais diferenças tarifárias serão um dos principais problemas a resolver, tanto mais que obrigará a “períodos de convergência” que podem durar anos, de forma a que “não haja subidas drásticas de preços” nos locais onde, atualmente, os tarifários sejam mais baratos.

A AdP pretende criar uma única a Norte, outra no Centro, uma no Algarve (integrando a região do Baixo Alentejo) e uma quarta que será a maior do grupo, juntando as regiões de Lisboa (incluindo a EPAL), da Beira Interior e do norte do Alentejo, pois só assim terá “população suficiente para harmonizar as tarifas”. Segundo Manuel Frexes, o plano de reestruturação já foi “aprovado pela tutela”.

Em destaque

Subir