Fórmula 1

Hamilton vence em Silverstone e faz a ‘festa’ em casa

HamiltonGraBretanha4

Lewis Hamilton obteve a sua quarta vitória da presente temporada de Fórmula 1 e a terceira consecutiva, ao impor-se no Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1, que este domingo se disputou no circuito de Silverstone.

O campeão do mundo liderou a prova do princípio ao fim, mesmo quando a pista começou a secar após a chuva que caiu antes da corrida, que obrigou todos os pilotos a irem às boxes para colocarem pneus intermédios.

A pista iria secar por completo, depois de um começo atrás do ‘safety car’ e um asfalto molhado, e levar a uma segunda paragem, mas no processo Hamilton nunca perdeu o controlo da corrida, contrariamente ao seu companheiro de equipa.

De facto, Nico Rosberg iniciou a prova atrás do britânico, seguiu assim até às paragens nas boxes, mas nestas Max Verstappen saiu a ganhar e conseguiu regressar à pista à frente do alemão da Mercedes.

Mas vários erros do holandês da Red Bull, sempre na curva um – onde vários outros pilotos tiveram saídas – levaram a que Rosberg se aproximasse de Verstappen e acabasse por lhe recuperar o segundo posto.

VerstappenGraBretanha2

Perto do fim da corrida Nico teve problemas de caixa de velocidades e permitiu reaproximação de Verstappen, mas o holandês teria mesmo que se contentar com o terceiro lugar sobre a meta. Um resultado alterado pela penalização ao alemão, já que Rosberg pediu pelo rádio uma ‘ajudinha’ ao seu engenheiro – o que aparentemente é interdito pelo regulamento. O que fez com que ‘caísse’ para o terceiro posto e visse reduzida para apenas um ponto a sua vantagem na liderança do campeonato.

Sempre longe do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo beneficiou da prova errática feita pelos pilotos da Ferrari para terminar na quarta posição, à frente do melhor dos homens da equipa de Maranello, Kimi Raikkonen.

Sergio Perez ainda rodou na frente do finlandês da Ferrari, mas a maior velocidade de ponta do monolugar italiano acabaria por relegar o mexicano da Force India para o sétimo posto naquela que terá sido uma das suas melhores exibições da temporada.

A Force India obteve um bom resultado de conjunto em ‘casa’ – uma vez que está sedeada em Silverstone – já que Nico Hulkenberg foi oitavo à frente de Carlos Sainz Jr, mais uma vez o melhor piloto da Toro Rosso, e de Sebastian Vettel, que teve várias incursões fora da pista.

HamiltonGraBretanha5

Classificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h34m55,831s
2.º Max Verstappen (Red Bull) + 8,250s
3.º Nico Rosberg (Mercedes) + 16,911s
4.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 26,211s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m09,743s
6.º Sergio Perez (Forc India) + 1m16,941s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m17,212s
8.º Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) + 1m25,858s
9.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 1m31,654s

 

 

Em destaque

Subir