Fórmula 1

Hamilton soma e segue no Canadá

HamiltonCanada5

Lewis Hamilton impôs-se no Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 que este domingo se disputou no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Uma prova que o campeão do mundo começou a vencer quando a Ferrari resolveu antecipar a primeira paragem nas boxes.

Sebastian Vettel tinha surpreendido o britânico da Mercedes na largada, mas a ‘Scuderia’ de Maranello chamou-o a quando de uma situação de bandeiras amarelas, quando a maioria dos adversários de manteve em pista.

Hamilton só parou mais tarde e para montar pneus macios – contra os supermacios montados nos Ferrari de Vettel e Kimi Raikkonen – e isso acabou por fazer a diferença quando o alemão teve de parar pela segunda vez nas suas boxes.

Acabava-se a ilusão de muitos ‘tifosi’, entusiasmados com o fulgurante arranque de Sebastian Vettel quando o semáforo verde se acendeu, que surpreendeu tanto Lewis Hamilton como Nico Rosberg.

VettelCanada2

E apesar de um erro do alemão da Ferrari pouco depois, Vettel tinha tudo para – com a mesma estratégia seguida pelos pilotos da Mercedes – poder terminar à frente de Hamilton a paragem antecipada colocou-o definitivamente atrás do britânico, que no começo da prova ainda teve um toque com o seu companheiro de equipa, que se atrasou.

Aliás, o toque de Nico Rosberg em Lewis Hamilton acabou por favorecer ainda mais o inglês, que no campeonato conseguiu ficar agora a nove pontos do alemão, que teve uma prova quase desastrosa.

Primeiro, e consequência do toque, Nico caiu para o 10.º posto, depois procurou recuperar posições e conseguiu até chegar à disputa do quarto posto com Max Verstappen.

O alemão da Mercedes tentou passar o holandês da Red Bull, mas este, como se esperava, defendeu-se ‘com unhas’ e dentes, e a uma volta do final voltou a tentar, numa manobra arriscada que acabou com um pião que por pouco não acabou nos rails. Isso não aconteceu e assim Rosberg conseguiu evitar ‘in-extremis’ perder o comando do campeonato, agora ‘preso’ por um ponto a uma semana do primeiro Grande Prémio do Azerbeijão.

BottasCanada2

Destaque para o terceiro lugar conseguido por Valtteri Bottas, o primeiro pódio do finlandês esta época e um importante resultado para uma Williams que se destacou pela estratégia – apesar dos problemas mecânicas que provocaram o primeiro abandono do ano a Felipe Massa.

A equipa de Frank Williams soube capitalizar os lapsos de Ferrari e Red Bull a esse nível. Prova disso é o facto de Kimi Raikkonen ter sido sexto e Daniel Ricciardo sétimo, o que é muito pouco para as aspirações dos dois pilotos nesta corrida.

Classificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h31m05,296s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 5,011s
3.º Valtteri Bottas (Williams) + 46m,422s
4.º Max Verstappen (Red Bull) + 43,020s
5.º Nico Rosberg (Mercedes) + 1m02,093s
6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m03,017s
7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m03,634s
8.º Nico Hulkenberg (Ford India) + 1 volta
9.º Carlos Sain Jr (Toro Rosso) + 1 volta
10.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir