Fórmula 1

Hamilton soma e segue em ‘dobradinha’ Mercedes em Barcelona

Lewis Hamilton somou a sua segunda vitória consecutiva do ano ao impor-se no Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, disputado este domingo no Circuito da Catalunha-Barcelona.

O britânico da Mercedes fez uma prova irrepreensível liderando a prova desde a largada, tirando partido da sua ‘pole position’ para assumir o comando após a partida, enquanto atrás de si Sebastian Vettel levava a melhor sobre Valtteri Bottas.

Hamilton foi quase sempre o mais rápido em pista, sendo por vezes superado pelo seu companheiro de equipa, mas nunca perdeu o controlo dos acontecimentos, nem mesmo quando Max Verstappen passou momentaneamente pelo comando, pois a Red Bull atrasou ao máximo os seus ‘pit-stop’.

Já Bottas só recuperou a segunda posição depois do holandês parar, conseguindo concluir a corrida atrás do seu companheiro de equipa, mas bem longe dele, pois com a posição assegurada ‘levantou o pé’ nas últimas voltas.

Apesar de Verstappen terminar a prova com algumas dificuldades, devido a um flap do seu Red Bull partido na sequência de um toque num Williams, o holandês subiu pela primeira vez ao pódio esta época. Uma consequência da estratégia seguida pela sua equipa e sobretudo devido à tática da Ferrari, que fez Sebastian Vettel mais cedo do que os pilotos da Mercedes e acabou por terminar a prova na quarta posição.

O alemão deixou assim Hamilton fugir ainda mais no comando do campeonato de pilotos, o mesmo sucedendo com a Ferrari, que ainda viu Kimi Raikkonen abandonar com problemas no seu monolugar.

Já a Red Bull fez uma boa operação, pois para além de Max Verstappen subir ao pódio Daniel Ricciardo foi quinto, numa corrida onde Kevin Magnussen foi o melhor dos ‘outros’. O dinamarquês soube gerir muito bem a sua corrida e ‘salvou’ o dia da Haas, que bem cedo perdeu o concurso de Romain Grosjean, que se envolveu num acidente na primeira volta, o qual eliminou também Nico Hulkenberg.

Sem o alemão, a Renault teve também o dia ‘salvo’ pelo sétimo lugar de Carlos Sainz Jr, que acabou por ser o melhor dos pilotos espanhóis na prova doméstica, ainda que terminando imediatamente à frente do seu compatriota Fernando Alonso, que foi o único piloto da McLaren a terminar a prova.

Destaque ainda para o duelo pelos últimos pontos disponíveis em Barcelona, onde Sergio Pérez acabou por levar a melhor sobre Charles Leclerc. O mexicano acabou por dar à Force India o resultado que escapou a Esteban Ocon, forçado a abandonar, enquanto o monegasco voltou a assegurar um resultado positivo à Sauber.

Classificação final

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 20,593s

3º Max Verstappen (Red Bull) + 26,873s

4º Sebastian Vettel (Ferrari) + 27,584s

5º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 50,058s

6º Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta

7º Carlos Sainz Jr (Renault) + 1 volta

8º Fernando Alonso (McLaren) + 1 volta

9º Sergio Pérez (Force India) + 2 voltas

10º Charles Leclerc (Sauver) + 2 voltas

Em destaque

Subir